Pesquise por artigos, notícias e imagens de nosso ministério

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Um Equívoco no Calvinismo

              
Dentro do calvinismo tem muitos ensinos que ao meu ver estão corretos como a perseverança dos santos e a depravação total dos homens, porém vejo também alguns erros que torna o movimento menos prestigiado.
Entre eles cito a regeneração antes da fé. Dizem eles “Se um homem está morto nos seus delitos e pecados (Romanos 3:23), como pode o mesmo crê se ele está morto, como pode responder aos estímulos de Deus? “ Com esta proposição eles acreditam que é impossível alguém se arrepender de seus pecados antes de ser regenerado por Deus.Parecem argumentos lógicos e irrefutáveis. Contudo, a bíblia não se submete à lógica Humana, vejamos o que ela Diz sobre o assunto.

1- (Efésios 1:13- Em quem também vós, DEPOIS que ouviste a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele crido, fostes selados com o Espírito da promessa). Observe que primeiro ele ouve a palavra da verdade e depois que crê ele recebe o Espírito Da Promessa, que é a regeneração. A palavra de Deus apela para a consciência, às verdades para uma resposta daquele que a ouvi e se a resposta é positiva, através do arrependimento, Deus lhe concede fé para receber o Santo Espírito e os benefícios da morte e vida de Jesus.
Como Deus daria seu Espírito Santo (regeneração) ao seu inimigo (Ef. 2:3), sem que houvesse o arrependimento de pecado? Impossível!

2- ( Romanos 5:1-2- Justificados, pois mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus). Note que a fé vem primeiro que justificação, e a fé é o meio de se receber a justificação e tudo que é prometido por Deus (Ef.2:8 ).

3- (Romanos 4;3-6 – Pois que diz a escritura? Abrão creu em Deus, e isso lhe foi imputado para justiça. Ora ao que trabalha, o salário não é considerado como favor, e sim como dívida. Mas, ao que não trabalha, porém crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é atribuída como justiça. E assim também que Davi declara ser bem-aventurado o homem a quem Deus atribuí justiça, independente de obras). Veja queridos que o ato de crê, não corresponde uma ajuda na obra de Cristo, pois Deus não a vê como uma obra, segundo os versículos anteriores. Eu não posso ser justificado sem antes crê naquele que justifica o pecador.

4- (João 5:25 – Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora e já chegou, em que os mortos ouvirão a voz do filho de Deus; e os que a ouvirem viverão). Essa passagem mostra que uma pessoa mesmo morta ela pode ouvir a voz de Cristo e viver. Em João 11;25 tem a mesma proposta.

Com esse entendimento das escrituras eu sou levado a crer que a graça é livre para os que ouvem a palavra de Deus e quem responder favoravelmente, crendo recebe como benefício as obras de Cristo como justiça, e salvação. Como um navio, que se chocando contra um bloco de gelo, está preste a naufragar e todos seus tripulantes desmaiados e correndo um grande perigo. Porém um barco se aproxima, e seu dono saltando naquela nau, tenta acordar a todos os que encontram pelo caminho, infelizmente somente alguns ouviram os apelos e foram salvos, outros mesmo com todo o empenho daquele marujo não acordaram e morreram.
Pr. Jander Lira
Presbitério da Igreja em Caucaia 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A paz e graça do Senhor Jesus. Esperamos que como verdadeiro cristão você possa enriquecer este site com conteúdos edificantes.

Caso queira estabelecer um melhor contato acesse a página contato na página inicial do site .

Que o Senhor te abençoe....

Pr. Diego Bruno - Setor de Comunicação