Pesquise por artigos, notícias e imagens de nosso ministério

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

A Eleição Incondicional não glorifica Cristo




Na igreja primitiva como o colegiado de apóstolos não conseguia chegar a todos os lugares onde estava chegando à igreja e o cânon não estava pronto, Deus levantou também profetas para o alicerce (Ef. 2:20, 1cor.12:28) da igreja do principio, que com revelações direta do trono de Deus doutrinava o corpo de Cristo. Muito dos profetas que surgiam não eram enviados por Ele, trazendo vários transtornos para parte da igreja, justificando-se o que diz Paulo (1 cor. 14;29- tratando-se de profetas , falem apenas dois ou três, e os outros julguem.), e ele ensina como deveria ser esse julgamento ( 1 coríntios 12:3), ou seja: uma doutrina, ou profecia ou qualquer outra coisa seria verdadeira se glorificasse a Cristo, do contrário seria maldição, O mesmo juízo podemos fazer hoje com respeito a eleição condicional ou incondicional, pois os defensores dos dois temas se dizem amparados pela bíblia sagrada.

1- Eleição incondicional – Deus nos elegeu (salvou) pela sua soberania e sem nenhum critério identificado, antes da fundação do mundo, e o modo como Deus tornou isso real foi enviando seu filho Jesus, que morreu para cumprir o decreto anteriormente estabelecido. Diante do primeiro ponto pergunto: Como posso dar o devido valor, a obra da expiação se o que meu senhor fez foi apenas o meio da salvação (pois isso se deu antes de sua vinda)?

Como posso prestá-lo glória devida por algo que já havia acontecido? Mesmo que se diga que Cristo também foi dado antes da fundação do mundo pelos eleitos, ainda assim ele será apenas o meio e não a causa. Não há nesse critério nem escolha pelo caminho da cruz, pois somos justificados de súbito, sem que haja a ponderação dos caminhos. Podemos também lembrar, dos que não foram eleitos, como se pode dizer que estão sendo condenados por não estarem em Cristo (João 3:36), se o mesmo não morreu por eles? Isso Glorifica a Cristo Jesus em seu juízo?

2- Eleição condicional – Diz que Deus elegeu seu filho antes da fundação do mundo, como pedra e rocha da salvação, e os que nele cressem não seriam confundidos ou envergonhados e o contrário: seriam condenados (1 Pedro 2:6-8). Deus elegeu seu filho e todos os que são achados nele (através da fé) pela presciência do pai (1 Pedro 1:2)São recebidos e eleitos antes dos tempos eternos. Agora vamos fazer as mesmas perguntas: Posso responsabilizar inteiramente a obra de cristo como causa e não como meio de minha salvação?

Atribuirei a salvação ao Fato de ser eleito ou de ter aceitado a Cristo pela fé? Falarei mais da eleição ou da obra do mestre? Veja agora (Efésios 1:4-5 - assim Deus nos escolheu, NELE, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensível, perante ELE; e em amor nos predestinou para ele(Deus), por meio de Jesus Cristo segundo o beneplácito de sua vontade), como os versículos ganharam uma interpretação mais coerente.

O julgamento agora segue a justiça, pois os homens serão condenados ou salvos por estarem ou não em Jesus, e não pelo motivo que estava fora do alcance, isto é um decreto arbitrário e sem causa.

3- Vejam e ponderem e tirem suas conclusões, qual doutrina glorifica mais a Cristo: A eleição incondicional ou a condicional?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A paz e graça do Senhor Jesus. Esperamos que como verdadeiro cristão você possa enriquecer este site com conteúdos edificantes.

Caso queira estabelecer um melhor contato acesse a página contato na página inicial do site .

Que o Senhor te abençoe....

Pr. Diego Bruno - Setor de Comunicação