Pesquise por artigos, notícias e imagens de nosso ministério

quarta-feira, 29 de abril de 2015

#Colégio Bíblico - 01 – O que afasta os cristãos da Teologia Bíblica?




Colégio Bíblico Palavra Fiel
Tema: Introdução a Teologia
01 – O que afasta os cristãos da Teologia Bíblica?

Qual seria a grande dificuldade de muitos em não aceitar estudar Teologia? Através da observação que faço de muitos comentários e em minhas própria leituras, consegui compreender alguns motivos. Gostaria de falar sobre estes motivos para que você analise e tire as suas conclusões.
O primeiro seria a falta de reverência com a Bíblia. Muitos tratam as Escrituras sem a devida reverência e temor a Deus. A Bíblia para muitos teólogos é uma espécie de animal a ser dissecado, cortado e analisado para estudo apenas com o único objetivo de demonstrar sua inteligência. Com esse tipo de olhar superior, o homem vê as Escrituras de cima para baixo,ou seja, como sendo superior a ela. Mas na verdade, o teólogo bíblico é aquele que enxerga a Bíblia de baixo para cima, ou seja, a considera como vinda do céu, portanto, não é o teólogo que examina a Bíblia, mas a Bíblia que examina o teólogo.
Um segundo motivo seria a falta de espiritualidade na vida prática. Muitos estão longe da vida prática de um cristão. Não evangelizam, não vão até os perdidos, não ajudam os necessitados, não oram pelos desesperados e assim por diante. Quando muitos pensam que é o estudo em Teologia que faz desses teólogos assim, eles acabam desanimando em crescer no conhecimento de Deus. Na verdade, quanto mais o conhecimento correto da Bíblia entra no coração do pecador, mais ele tem certeza da necessidade de viver uma vida conforme os ensinos de Cristo e imitá-lo em suas obras. Esse é o grande desafio daquele que se põe diante da Palavra de Deus. Leia a Bíblia conforme a vontade de Deus e a Palavra o transformará para sempre.
Um terceiro motivo seria a linguagem técnica usada na Teologia. Uma linguagem cheia de palavras difíceis que somente estudiosos altamente especializados conseguem compreender. E quanto mais você examina um livro de Teologia mais “profundo”, você chega a conclusão que este livro foi escrito apenas para um grupo de elite que parece não andar em meio a Igreja de Cristo. Esse tipo de comportamento acaba afastando a maioria esmagadora dos servos de Deus. A linguagem técnica em algumas vezes é interessante para diminuir o próprio excesso de palavras. Mas Cristo Jesus nos evangelhos pregava a Palavra conforme o povo pudesse entendê-lo. Ele usava as palavras de tal forma que crianças, jovens, idosos, ricos e pobres, soldados e tantos outros desejavam ouví-lo. A direção correta portanto no ensino teológico é usar a linguagem mais simples possível, para que um maior número de cristãos possam ser abençoados e edificados pelo estudo organizado da santas doutrinas de Deus.
Em Cristo.
Pr. Diego Bruno

Sobre o Autor
Nascido em 1985. É convertido desde 1998, casado com Natália Almeida desde 2005 e pai de Miriã Helen. Ordenado ao ministério pastoral desde 2008 na Igreja Batista Moriá de Caucaia. Exerce o ministério pastoral, na cidade de Caucaia, estado do Ceará, Brasil.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

A paz e graça do Senhor Jesus. Esperamos que como verdadeiro cristão você possa enriquecer este site com conteúdos edificantes.

Caso queira estabelecer um melhor contato acesse a página contato na página inicial do site .

Que o Senhor te abençoe....

Pr. Diego Bruno - Setor de Comunicação